quarta-feira, 24 de abril de 2013

Software gratuito ou freeware

Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties

É importante não confundir o free de freeware com ofree de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. 

Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições.


 O freeware diferencia-se dos hareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.



Motores de Busca


Os motores de busca utilizam software conhecido como ''aranhas'' ou "robots" que percorrem "toda" a Internet em busca da informação (documentos ou endereços de páginas web) que se pretende.
A forma como a informação é indexada depende de cada motor de busca, podendo ser feita por palavras, títulos, URL's ou por directorias. Assim, sempre que se introduz uma palavra ou um conjunto de palavras que se pretende pesquisar, as bases de dados são percorridas em busca de documentos ou sites que lhe correspondam. 
Uma pesquisa efectuada em diversos motores de busca terá  resultados muito diferentes.


Existem dois tipos de motores de busca: os que indexam, por título e URL, toda a informação onde encontram a palavra ou o conjunto de palavras que pediu, conhecidos como ''webcrawlers'' (como é o caso do Google) e aqueles que funcionam com base em directorias (o mais conhecido é o Yahoo).
Enquanto que os primeiros devem ser utilizados para pesquisas mais específicas, os motores de busca baseados em directorias deverão ser utilizados para encontrar informação mais genérica.

Alguns dos motores de busca são o Google, o Yahoo!, o altavista, o AOL, o overture, o Netscape, ...






Navegar na Web utilizando o Internet Explorer ou o Google Chome


Internet Explorer


O Internet Explorer é um componente integrado desde o Microsoft Windows 98. Desde o lançamento da versão 8 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. No Windoes Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP".


-Google Chrome

Google Chrome é o um navegador desenvolvido pelo Google. Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome ja era o terceiro browser mais usado do mundo,  apenas atrás do Internet Explorer e do Mozilla Firefox. O navegador está disponível em mais de 51 idiomas para as plataformas Windows,Mac OS X, Android,Ubuntu, Debian, Fedora e Open SuSe.




*Atualmente, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 37,09% dos usuários contra 29,82% do Internet Explorer e 21,34% do Mozilla Firefox. Além de desenvolver o Google Chrome, o Google ainda patrocina o Mozilla Firefox, um navegador que é desenvolvido pela FundaçãoMozilla.

Conceitos de URL e WWW


*O que é URL:


URL é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura, e pode ser tanto um arquivo, como uma máquina, uma página, um site, uma pasta, etc. URL também pode ser o link ou endereço de um site. Em inglês significa Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos. 

Uma URL é composta de um protocolo, que pode ser tanto HTTP (protocolo de comunicação) como  FTP (forma rápida de transferir arquivos na internet).
O formato das URL é definido pela norma RFC 1738.


*O que é WWW:

WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português. O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conceitos básicos de navegação

A navegação pressupõe procurar, abrir, fechar ou voltar atrás, livremente, entre as páginas da web.
O que permite estas operações serem executas facilmente é o ambiente de trabalho do browser.



Pode-se navegar na Internet usando o Google Chrome, a Internet Explorer, entre outros.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

World Wide Web

O World Wide Web (o famoso WWW), é um sistema de documentos dispostos na Internet que permitem o acesso às informações apresentadas no formato de hipertexto.

Para ter acesso a tais informações pode usar-se um programa de computador chamado navegador.

Os navegadores mais famosos são a Internet Explorer, a Mozilla Firefox, o Google Chrome e o Safari.

Imagem:Safari apple.JPG

Potencialidades do correio electrónico (e-mail)


  Vantagens do uso do correio electrónico:

1.        Rápido e barato;
2.    Meio ideal para contato com pessoas que são difíceis de contactar por telefone;
3.         Pode-se compor e rever a mensagem antes de enviá-la;
4.       Ideal para comunicações internacionais (despesa, problemas em encontrar os colegas, diferenças de fuso horário);
5.        Conveniência e privacidade;
6.        Pode-se conferir o correio eletrónico em qualquer computador no mundo;
7.    Possibilidade de enviar a mesma mensagem a um grupo pré-definido de pessoas;
8.        Possibilidade de incluir arquivos, documentos, imagens, dados;
9.     As mensagens são facilmente arquivadas e armazenadas em um banco de dados;
10.     Permite busca através do remetente, data, assunto, e podem ser guardadas em caixas postais individuais;
11.  Possibilidade de transferência de outras aplicações diretamente no documento a ser.

Desvantagens do uso do correio electrónico:

1.         Nem sempre pode ficar sabendo quando ou se a sua mensagem foi lida;
2.         As mensagens eletrónicas ficam armazenadas em uma variedade de lugares nos discos dos computadores, sendo difícil de apaga-las completamente e destruí-las;
3.         Alguém pode se fazer passar por uma pessoa que não é, enviando mensagens em seu nome, pois não há assinatura autenticada;
4.         Um receptor pode repassar a mensagem de um remetente para um grande número de pessoas;
5.         Pode-se ficar atolado facilmente.

-O correio eletrónico está cada vez mais a tornar-se  importante como método de comunicação. 

-Qualquer organização de um serviço de e-mail é segura, rápida, tem antivírus, antisspam ( spam é uma mensagem eletrónica não solicitada enviada em massa) , listas de correio eletrónico, índices (vulgos diretórios), resolução de nomes e endereços, livros de endereços. 

-A abertura de uma conta de correio eletrónico pode ser feita através de um qualquer fornecedor de serviço Internet, ou de forma gratuita através dos serviços tipo disponibilizados na rede.



Principais serviços básicos disponíveis na Internet


Os principais serviços básicos disponíveis na Internet são o e-mail, o acesso remoto, a transferência de ficheiros e a sua partilha on-line, e a possibilidade de ter conversas em tempo real.


O e-mail permite-nos guardar trabalhos, enviar cartas e documentos, conversar com outras pessoas e receber informações publicitárias ou de sites. Alguns dos servidores de e-mail são o Gmail, o Hotmail e a Sapo.

                     


O acesso remoto permite-nos aceder a outras máquinas através de softwares que o permitam, como por exemplo o LogMeIn.



As conversas em tempo real, permitem-nos comunicar com outras pessoas (MSN).

Componentes necessários para aceder à Internet

Os componentes necessários para aceder à Internet são o hardware  e o software.

- O hardware é o conjunto dos elementos físicos de um computador, que engloba o dispositivo principal e periféricos como o teclado, o visor e a impressoraOs hardwares necessários são o computador e o modem (dispositivo electrónico que transforma sinais digitais de computador em sinais sonoros, para que seja possível a sua transmissão por linha telefónica).




- O software permite o reconhecimento do modem e a ligação do computador á Internet e, consequentemente, troca/partilha de informação com outros computadores. É necessário dispor de um Web Browser, que é um programa que nos permite a visualização de páginas Web.


terça-feira, 9 de abril de 2013

Sistema Operativo


Sistema Operativo

O sistema operativo é um programa (ou conjunto de programas) que tem como função servir de interface entre o computador e o usuário. 

O sistema operativo é responsável por todo o funcionamento do computador desde o software a todo hardware instalado na máquina.

Existem vários sistemas operativos, mas o mais utilizado em computadores domésticos é o Windows.



  • Características do sistema operativo:
-Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é toda a área que ocupa todo o ecrã e onde as aplicações em execução se encontram.





-Barra de Tarefas

A barra de tarefas localiza-se na parte inferior do ecrã e é uma barra constituída pelo botão iniciar, por ícones e pelos programas abertos no momento.


-Janelas


-Ícones

Os ícones são símbolos que representam atalhos, ficheiros, programas, pastas, etc.



-Caixa de diálogo

As caixas de diálogo são pequenas janelas que normalmente aparecem sobrepostas às janelas principais.




  • Acessórios do sistema operativo:
Os acessórios do sistema operativo são todos os programas que tem a função de realizar as tarefas que o utilizador pretende, tais como o PowerPoint, Word, Paint, Excel, Jogos, etc.


            

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dispositivos de entrada e de saída de dados


Dispositivos de entrada e de saída de dados


Os dispositivos de entrada e saída (ou input/output) permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.

Há dois tipos de dispositivos, os dispositivos de entrada de dados e os dispositivos de saída de dados.

  • Dispositivos de entrada de dados:
Os dispositivos de entrada permitem que o utilizador envie informações para o computador. São exemplos de dispositivos de entrada de dados o rato, o teclado e o scanner.



    

  • Dispositivos de saída de dados:
Os dispositivos de saída permitem encaminhar informações do computador para o exterior. São exemplos de dispositivos de saída de dados o monitor, a impressora e o videoprojetor.





        

Placa principal, Placa-mãe ou Motherboard

Também conhecida como "motherboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador.
As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.

Foto de uma placa-mãe Soyo SY-KT880 Dragon 2

A- Processador
B- Memória RAM
C- Slots de Expansão
D- Plug de Alimentação
E-  Conectores IDE e Drive de Disquete
F- BIOS e Bateria
G- Conectores de teclado, mouse, USB, impressora e outros
H- Furos de Encaixe
I - Chipset


Existe uma série de empresas que fabricam placas-mãe. As marcas mais conhecidas são: Asus, Abit, Gigabyte, Soyo, PC Chips, MSI, Intel e ECS. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático


Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático

   Hardware e software

O hardware, é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicoscircuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos electrónicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.


Unidade central de processamento 

É a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.


Memórias

-Primária: RAM, ROM e Cache

Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.

      -Secundárias: Suportes de armazenamento

Também chamadas memórias de massa, por permitirem armazenar grandes quantidades de informação — existem precisamente para que a informação com que se trabalha num computador possa ser guardada com um carácter mais duradoiro; os suportes de armazenamento: discos, disquetes, cassetes, bandas magnéticas, etc.

Áreas de Aplicação das TIC


terça-feira, 5 de março de 2013

Áreas de Aplicação das TIC

 Áreas de Aplicação das TIC

As TIC podem ser aplicadas nas mais variadas áreas da actividade humana, como a informática, a comunicação, a burótica, as telecomunicações, a telemática, o controlo e automação e a robótica.

 

Área do Computador

computador é uma máquina programada para receber e processar dados, gerando informação, e para armazenar e transmitir essa informação, num curto espaço de tempo, de uma forma segura e fiável. Na área do computador temos a informática e a burótica.

   

   a) Informática

Informática é a aplicação de computadores para processamento de informação. Informática é o resultado da junção das palavras Informação e Automática.

  b) Burótica

 Burótica é a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios e em tarefas do tipo administrativo. Burótica é o resultado da junção das palavras Bureau e Informática.

Área da Comunicação

Na área da comunicação temos as telecomunicações e a telemática.


   a) Telecomunicações

As telecomunicações consistem na transmissão de sinais que reproduzem textos, imagens, sons, etc., por fio, fibra óptica, ondas electromagnéticas ou outro sistema.

   b) Temática

temática consiste na conjugação de meios de comunicação à distância (modems, linhas telefónicas, satélites, etc.) com meios informáticos. Temática é o resultado da junção das palavras Telecomunicações e Informática.

Área do Controlo e Automação

Controlo e Automação são as áreas de aplicação das TIC que englobam o controlo de mecanismos e os processos industriais. São usados nas mais variadas indústrias: automóvel, de plásticos, alimentar, de fabrico de electrodomésticos, de portas automáticas, etc. Na área do controlo e automação temos a robótica e o CAD-CAM.



  a) Robótica

Robótica é a ciência que conjugando informática e automática torna possível projectar e construir robôs. Na indústria automóvel ou na indústria electrónica, é hoje habitual a utilização da robótica.

b) CAD/CAM

O CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer AidedManufactering) é o desenho e fabrico de peças e objectos assistido por computador.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tecnologias da Informação e Comunicação


Tecnologias da Informação e Comunicação


As TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam,  a automação e comunicação dos processos de negócios, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.
A Tecnologia da Informação (TI) tem um papel significativo na criação desse ambiente colaborativo e, posteriormente, em uma Gestão do Conhecimento. No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia da informação desempenha seu papel apenas promovendo a infra-estrutura, pois o trabalho colaborativo e a gestão do conhecimento envolvem também aspectos humanos, culturais e de gestão.