quinta-feira, 7 de março de 2013

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático


Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático

   Hardware e software

O hardware, é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicoscircuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos electrónicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.


Unidade central de processamento 

É a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.


Memórias

-Primária: RAM, ROM e Cache

Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.

      -Secundárias: Suportes de armazenamento

Também chamadas memórias de massa, por permitirem armazenar grandes quantidades de informação — existem precisamente para que a informação com que se trabalha num computador possa ser guardada com um carácter mais duradoiro; os suportes de armazenamento: discos, disquetes, cassetes, bandas magnéticas, etc.

Áreas de Aplicação das TIC


terça-feira, 5 de março de 2013

Áreas de Aplicação das TIC

 Áreas de Aplicação das TIC

As TIC podem ser aplicadas nas mais variadas áreas da actividade humana, como a informática, a comunicação, a burótica, as telecomunicações, a telemática, o controlo e automação e a robótica.

 

Área do Computador

computador é uma máquina programada para receber e processar dados, gerando informação, e para armazenar e transmitir essa informação, num curto espaço de tempo, de uma forma segura e fiável. Na área do computador temos a informática e a burótica.

   

   a) Informática

Informática é a aplicação de computadores para processamento de informação. Informática é o resultado da junção das palavras Informação e Automática.

  b) Burótica

 Burótica é a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios e em tarefas do tipo administrativo. Burótica é o resultado da junção das palavras Bureau e Informática.

Área da Comunicação

Na área da comunicação temos as telecomunicações e a telemática.


   a) Telecomunicações

As telecomunicações consistem na transmissão de sinais que reproduzem textos, imagens, sons, etc., por fio, fibra óptica, ondas electromagnéticas ou outro sistema.

   b) Temática

temática consiste na conjugação de meios de comunicação à distância (modems, linhas telefónicas, satélites, etc.) com meios informáticos. Temática é o resultado da junção das palavras Telecomunicações e Informática.

Área do Controlo e Automação

Controlo e Automação são as áreas de aplicação das TIC que englobam o controlo de mecanismos e os processos industriais. São usados nas mais variadas indústrias: automóvel, de plásticos, alimentar, de fabrico de electrodomésticos, de portas automáticas, etc. Na área do controlo e automação temos a robótica e o CAD-CAM.



  a) Robótica

Robótica é a ciência que conjugando informática e automática torna possível projectar e construir robôs. Na indústria automóvel ou na indústria electrónica, é hoje habitual a utilização da robótica.

b) CAD/CAM

O CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer AidedManufactering) é o desenho e fabrico de peças e objectos assistido por computador.