quinta-feira, 7 de março de 2013
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Hardware e software
O hardware, é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
O software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos electrónicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
Unidade central de processamento
É a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.
Memórias
-Primária: RAM, ROM e Cache
Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.
-Secundárias: Suportes de armazenamento
Também chamadas memórias de massa, por permitirem armazenar grandes quantidades de informação — existem precisamente para que a informação com que se trabalha num computador possa ser guardada com um carácter mais duradoiro; os suportes de armazenamento: discos, disquetes, cassetes, bandas magnéticas, etc.
terça-feira, 5 de março de 2013
Áreas de Aplicação das TIC
Áreas de Aplicação das TIC
As TIC podem ser aplicadas nas mais variadas áreas da actividade humana, como a informática, a comunicação, a burótica, as telecomunicações, a telemática, o controlo e automação e a robótica.
Área do Computador
O computador é uma máquina programada para receber e processar dados, gerando informação, e para armazenar e transmitir essa informação, num curto espaço de tempo, de uma forma segura e fiável. Na área do computador temos a informática e a burótica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQoegXIT3-mRnLZuBLwCKYEU4QsQIPZ0voiOfgWW56TfD9Wv7ufOZnSA6fAbU9t9aa5IbmpRTYZTmUz5e0MXTd3UrUTcxOwvsJ1xk2E-KT_M0XjdRGXHDZ099piSMTJbZdCCq52ysEee_z/s200/computador_ajuda.gif)
a) Informática
A Informática é a aplicação de computadores para processamento de informação. Informática é o resultado da junção das palavras Informação e Automática.
b) Burótica
A Burótica é a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios e em tarefas do tipo administrativo. Burótica é o resultado da junção das palavras Bureau e Informática.
Área da Comunicação
Na área da comunicação temos as telecomunicações e a telemática.
a) Telecomunicações
As telecomunicações consistem na transmissão de sinais que reproduzem textos, imagens, sons, etc., por fio, fibra óptica, ondas electromagnéticas ou outro sistema.
b) Temática
A temática consiste na conjugação de meios de comunicação à distância (modems, linhas telefónicas, satélites, etc.) com meios informáticos. Temática é o resultado da junção das palavras Telecomunicações e Informática.
Área do Controlo e Automação
O Controlo e Automação são as áreas de aplicação das TIC que englobam o controlo de mecanismos e os processos industriais. São usados nas mais variadas indústrias: automóvel, de plásticos, alimentar, de fabrico de electrodomésticos, de portas automáticas, etc. Na área do controlo e automação temos a robótica e o CAD-CAM.
a) Robótica
A Robótica é a ciência que conjugando informática e automática torna possível projectar e construir robôs. Na indústria automóvel ou na indústria electrónica, é hoje habitual a utilização da robótica.
b) CAD/CAM
O CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer AidedManufactering) é o desenho e fabrico de peças e objectos assistido por computador.
Subscrever:
Mensagens (Atom)